Entrar em contato | contato@bodoquenanews.com.br
Bodoquena recebe atendimento especializado com ‘Ônibus da Saúde’ no próximo sábado
01 de Dezembro de 2017, 10:43 h
Assessoria de Comunicação Cassems


011217111143 onibuscassems
Foto: Ernesto Franco

O município de Bodoquena, distante 251 km da Capital, recebe atendimento com o programa de prevenção “Ônibus da Saúde”, no próximo sábado (02). O programa tem como objetivo levar procedimentos oncológicos que a população do interior do Estado não tem acesso. O Ônibus é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O “Ônibus da Saúde” estará estacionado na Unidade Básica de Saúde do município, que fica na Rua Manoel de Pinho, 458, ao lado da delegacia de Polícia Civil.


O foco do programa de prevenção é combater os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama que, quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explica que os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.


“Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.


A funcionária pública Oresta Borges de Arruda, 56 anos, que é moradora de Pedro Gomes e nunca havia feito uma mamografia, destaca a facilidade de ter esse tipo de atendimento na porta da sua casa.


“Achei muito boa essa oportunidade de ter o ônibus aqui, por causa da facilidade que traz para nos beneficiários. Eu, por exemplo, nunca fiz uma mamografia e há quatro anos não faço um preventivo. Isso porque eu não posso ir até Campo Grande porque é difícil, principalmente por causa do trabalho. O ônibus vindo até aqui é muito mais fácil, porque eu faço todos os procedimentos que ele oferece, com uma equipe boa e com profissionais gabaritados”, comemora Oresta.


Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache.


O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”, pontua Ayache.

04 de Dezembro, 2017
Bodoquena recebe a sétima arte com o projeto Rota CineMSO Rota CineMS é realizado pela Gerência de Difusão Cultural em parceria com o Museu de Imagem e Som de MS.
27 de Novembro, 2017
Edinho Carvalho e Professor Fernando intercedem pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos IdososO vereador Edinho Carvalho juntou forças com o vereador Professor Fernando para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
21 de Novembro, 2017
Agraer recebe visita de liderança rural do município de BodoquenaA visita de cortesia foi realizada com o propósito de estreitar os laços entre o novo dirigente da Agraer com a chefia do CMDR de Bodoquena.