Entrar em contato | contato@bodoquenanews.com.br
Em Bodoquena, parceria com assentados ajuda a desenvolver turismo ecológico
11 de Outubro de 2017, 11:09 h
Por Paulo Nonato de Souza, Campo Grande News


b21810c79f461b4659a2fd42f93140760
Foto: Bodoquena News/Sítio Vale do Paraíso

Repleto de cenários paradisíacos e com grande potencial turístico, o município de Bodoquena tem recebido do Governo do Estado suporte e auxílio técnico para desenvolvimento do turismo ecológico nas pequenas propriedades, com objetivo de aumentar a geração de renda dos produtores e garantir a preservação de suas belezas naturais. 


Por meio de parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) com a Fundação Neotrópica do Brasil [entidade que tem atuado no desenvolvimento de atividades de baixo impacto sobre os recursos ambientais no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena] vêm sendo realizadas diversas atividades de capacitação técnica para encontrar alternativas de desenvolvimento econômico e social do Assentamento Canaã, situado às margens do Rio Salobra. 


No local, vivem 37 famílias de pequenos produtores que desenvolvem atividades no setor de pecuária de corte e leiteira, além do cultivo de hortaliças. 


Esse último inclusive conta com respaldo de projeto Agraer direcionado à agricultura orgânica. “A Agraer tem a bandeira da agricultura familiar e segue as determinações do governador Reinaldo Azambuja de incentivar a independência social e financeira dos pequenos produtores sul-mato-grossenses. 


Estamos otimistas quanto ao potencial desse projeto”, disse o diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini, sobre a parceria para estimular ainda mais o potencial da região. 


Outro trecho com alto potencial turístico é o mirante localizado no Distrito de Morraria do Sul, a cerca de 30 quilômetros da cidade. Para tornar o acesso à área de serra mais seguro, o governador Reinaldo Azambuja irá executar obras de pavimentação no trecho da MS-339 conhecido como Serra das Três Cruzes. 


Além do potencial para receber visitantes, a estrada que liga ao distrito é o único acesso para o escoamento da produção agrícola e pecuária. A obra está em processo de montagem da licitação e deverá ser oficialmente anunciada no mês de outubro. 


Para melhorar ainda mais a produção familiar da região, o Estado entregou em maio deste ano patrulha mecanizada frutos de emenda parlamentar garantida pelo governador Reinaldo Azambuja quando era deputado federal. 


Na área urbana, a gestão estadual executa obras de pavimentação externa do Loteamento Bandeira II, onde deverão ser construídas mais 96 unidades habitacionais em parceria com a prefeitura pelo Programa Lote Urbanizado.


a

30 de Janeiro, 2018
Boca da Onça, aventura na maior cachoeira de MS Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do estado com 156 metros de altura.
30 de Janeiro, 2018
Com cachoeiras exuberantes, mais uma fazenda abre para os hóspedes em BodoquenaA área particular, com cachoeiras lindas, virou hotel fazenda: o "Cachoeiras Serra da Bodoquena", que começou a funcionar nesta semana.
30 de Dezembro, 2017
Balneário Águas de Bodoquena é opção para quem busca tranquilidade e diversãoNo local também são oferecidas porções, refeições e bebidas que podem serem usadas nas modalidades de day use e camping.